Conteúdo
- 1.1. Verifique a integridade do seu site
- 1.2. Verifique as configurações do seu site
- 1.3. Escolha a estrutura de permalink certa
- 2. Otimize seu conteúdo
- 2.2. Escreva um ótimo conteúdo para seus usuários
- 2.3. Otimize suas postagens e páginas individuais
- 2.4. Mantenha a qualidade do seu conteúdo
- 2.5. Evite conteúdo duplicado acidental
- 2.6. Apoie o público internacional
- 2.7. Adicionar dados estruturados do Schema.org
- 3. Otimize a estrutura do seu site
- 3.2. Conecte seu conteúdo com links internos contextuais
- 3.3. Gerencie suas categorias e tags
- 3.4. Gerencie suas páginas de arquivo
- 3.5. Configure suas migalhas de pão
- 3.6. Gerencie seus sitemaps XML
- 4. Acelere seu site WordPress
- 4.1. Meça a velocidade do seu site
- 4.2. Melhore a velocidade do seu site
- 5. Proteja seu site WordPress
- 5.1. Faça backups regulares
- 5.2. Reforce sua configuração
- 5.3. Use monitoramento e registro
- 6. Atenda aos seus visitantes móveis
- 6.1. Verifique se o seu tema é compatível com dispositivos móveis
- 6.2. Considere usar AMP
- 7. Analise e melhore seu desempenho
- 7.1. Configurar e integrar o Google Analytics
- 7.2. Configure sua conta do Google Search Console
- 7.3. Outras ferramentas úteis
- 8. Promova seu site
- 8.1. Incentive o engajamento
- 8.2. Aumente seu alcance
- 8.3. Construir uma lista de e-mails
- 8.4. Amplie seu conteúdo
- 9. Conclusões
Um tutorial para classificações mais altas para sites WordPress
O WordPress é um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo para SEO. Mas mesmo que seja muito bom “out of the box”, há muito mais que você pode fazer para melhorar seu desempenho. É hora de focar no SEO do WordPress!
Otimizar seu site usando as táticas e práticas recomendadas descritas neste artigo ajudará você a melhorar seus rankings, ganhar mais assinantes ou vendas e ter um site melhor .
Como você deve incorporar o SEO adequado em todos os aspectos do seu marketing on-line e relações públicas, este é guia muito abrangente. É uma leitura longa, então sinta-se à vontade para usar o índice.
Antes de começarmos…
Este artigo pressupõe que você esteja usando o plugin Yoast SEO , que adiciona mais recursos e ferramentas de SEO ao WordPress.
Obtenha seu SEO básico do WordPress
Fora da caixa, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo muito bem otimizado. Uma configuração básica pode fornecer uma base sólida sem personalização extensiva, otimização de temas e plugins. Iniciantes podem começar rapidamente com o WordPress SEO. Dito isso, você pode fazer algumas coisas com o WordPress SEO para aumentar suas chances de classificação, refinar seu fluxo de trabalho e garantir que seu site esteja perfeitamente otimizado.
Ao colocar as configurações básicas corretas e aplicar algumas técnicas simples, você pode garantir que tenha uma base sólida!
1.1. Verifique a integridade do seu site
Antes de fazer qualquer alteração em seu site, é bom ver onde você está agora. Há muito a ganhar em acertar: executar seu site em um servidor com software atualizado em um host que oferece excelente desempenho. Então pergunte a si mesmo: em que hardware e software seus sites estão rodando? Qual é o seu plano de hospedagem? Você está usando um provedor de hospedagem compartilhada de orçamento ou investiu em um plano de hospedagem dedicado em um host conhecido que ajustou seus servidores com o WordPress?
Para descobrir o que está acontecendo nos bastidores do seu site, você pode visitar a seção Site Health no WordPress. Além disso, você pode optar por instalar o plug-in Health Check . Este plug-in fornece muitas informações técnicas e ajuda a obter informações que terceiros podem usar para ajudá-lo a melhorar seu site. Eventualmente, todos os recursos do plug-in Health Check serão movidos para o núcleo do WordPress.
O Site Health oferece uma visão geral de como seu site está se saindo
1.1.1 Verifique se você está usando uma hospedagem adequada
De acordo com a página de requisitos técnicos do WordPress , o plano de hospedagem recomendado para executar o WordPress deve incluir uma versão moderna de PHP, MySQL ou MariaDB e suporte HTTPS. É possível trabalhar com software de servidor mais antigo, mas isso não é recomendado. Se você verificar a integridade do site, poderá ver os detalhes técnicos de sua instalação. Além disso, se você abrir o painel do seu provedor de hospedagem, poderá ver em que tipo de plano é o seu.
Lembre-se, pagar por uma boa hospedagem WordPress é um investimento. Atualizar seu plano de hospedagem é uma das melhorias mais fáceis que você pode fazer.
1.1.2. Atualize para uma versão recente do PHP
Embora os números estejam diminuindo rapidamente, muitos sites WordPress ainda são executados em versões desatualizadas do PHP. Uma olhada nas estatísticas do WordPress revela que alguns sites ainda são executados em uma versão do PHP antiga, enquanto o PHP 8.0 e superior estão disponíveis há anos . Essas versões antigas do PHP não recebem mais correções de segurança e, portanto, estão cada vez mais vulneráveis a ataques.
Felizmente, a equipe do WordPress abandonou o suporte para qualquer coisa anterior ao PHP 5.6.20. Hoje, o projeto recomenda rodar o WordPress em pelo menos PHP 7.4.
Portanto, uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar o desempenho e a segurança do seu site — e, portanto, do SEO do seu WordPress — é atualizar seu ambiente de hospedagem para uma versão moderna do PHP. Há muitos benefícios para isso:
- PHP 7+ oferece um incrível aumento de velocidade.
- Ele é executado com muito mais eficiência, o que significa menos estresse em seu servidor.
- Traga muitos recursos de desenvolvimento modernos.
- É um ambiente muito mais seguro e protegido.
Agora, isso é algo que todos nós queremos. Se você verificou sua configuração de hospedagem atual na seção anterior, você tem uma ideia do que seu site roda agora. Se isso mostrar software de servidor desatualizado como PHP 5.5, é bom atualizar isso. No entanto, tome cuidado especial antes de fazê-lo. Peça ajuda se não tiver certeza do que está fazendo – especialmente se você for um iniciante trabalhando em seu SEO para WordPress.
Aqui estão alguns passos a serem seguidos:
- (Sempre!) Faça backup do seu site.
- Crie um ambiente de teste local baseado em uma versão moderna do PHP.
- Instale o backup do seu site nesse servidor.
- Teste bem para ver se tudo funciona corretamente.
- Atualize seu site ao vivo – na maioria das vezes, seu provedor de hospedagem pode fazer isso por você.
1.1.3. Verifique se você está usando SSL e HTTPS
Adotar SSL (obter um URL HTTPS e um ícone de cadeado verde na barra de URL do navegador) era uma tática opcional no passado. Muitos sites, sem dúvida, não precisavam do nível extra de segurança que o SSL oferece.
Hoje, ter um certificado SSL válido instalado é obrigatório – os mecanismos de pesquisa podem ‘penalizar’ sites sem certificados e configurações SSL válidos (e/ou mostrar avisos ao lado de seus resultados de pesquisa). O Google mencionou que HTTPS é um sinal de classificação . Além disso, geralmente é uma boa prática que todos os sites usem SSL para impedir que hackers e terceiros interceptem solicitações e dados.
Muitas técnicas modernas de velocidade e desempenho do site exigem uma configuração válida de SSL/HTTPS. Para tirar proveito de tecnologias da Web mais rápidas, como HTTP/2 e o próximo HTTP/3, navegadores como Google Chrome e Firefox precisam que o site tenha um certificado SSL válido.
Se você deseja migrar para SSL e garantir que seu site seja veiculado corretamente por HTTPS, temos um guia prático com dicas e truques para migrar para HTTPS . Desde a versão 5.7, o WordPress vem com uma ferramenta básica para facilitar a detecção e a migração para HTTPS .
1.2. Verifique as configurações do seu site
Vale a pena gastar algum tempo clicando em todas as seções no menu de configurações do WordPress , pois muitas das opções podem afetar o SEO do seu site WordPress.
Em particular, vale a pena verificar novamente suas configurações de visibilidade em Configurações → Leitura para garantir que você não esteja impedindo acidentalmente que os mecanismos de pesquisa indexem seu site. Isso prejudicaria sua visibilidade e seu SEO WordPress!
Você também deve garantir que suas configurações de escrita e leitura estejam todas definidas corretamente; eles controlam suas categorias padrão e o que deve ser exibido em sua página inicial. Não se esqueça de dar ao seu site um slogan forte em Configurações → Geral !
1.3. Escolha a estrutura de permalink certa
Suas configurações de permalink definem qual formato sua página e URLs de postagem terão, o que pode afetar significativamente o SEO do WordPress. Portanto, se você estiver criando um novo site, uma das primeiras coisas que você deve fazer é alterar suas configurações de permalink, que você pode encontrar em Configurações → Permalinks .
Se você não alterar suas configurações padrão, todas as suas páginas e postagens terão URLs semelhantes a example.com/?p=123
. Embora isso seja perfeitamente aceitável, não é particularmente bom e pode afetar a forma como os usuários e os mecanismos de pesquisa percebem a qualidade e a relevância de suas páginas.
Alterar a estrutura do permalink altera os URLs, componentes, ordenação e estrutura do seu site. Portanto, selecionar o formato correto ao configurar seu site é essencial, pois alterá-lo posteriormente pode causar problemas de SEO.
Normalmente, recomendamos que as pessoas usem uma estrutura que crie URLs que se pareçam com example.com/post-name/
, ou example.com/category/post-name/
, dependendo da importância que elas prevêem atribuir à categorização de seu conteúdo. Escolher qualquer uma dessas opções será perfeitamente adequado para a maioria dos sites WordPress.
Para a primeira opção, basta alterar a configuração do link permanente para /%postname%/
, assim:
Alterando as configurações de permalink para ‘Nome da postagem’, em Configurações → Permalinks
Para incluir a categoria, você pode selecionar “Estrutura Personalizada” e alterar o valor para /%category%/%postname%/
.
Se você tinha anteriormente ?p=
como seu permalink, o WordPress cuidará de todos os redirecionamentos para você. Isso também é verdade se você alterar de /%postname%/
para /%category%/%postname%/
.
Se você tem um site estabelecido e muda de qualquer outra estrutura de permalink, você pode querer consultar nosso artigo sobre como mudar sua estrutura de permalink do WordPress e a ferramenta que você encontrará.
1.3.1. Escolha WWW ou não WWW
Ajudaria se você pensasse sobre como deseja que seu site seja exibido www.example.com
, ou simplesmente example.com
. Certifique-se de que em suas configurações gerais, em Configurações → Geral , a versão que você deseja exibir esteja refletida corretamente:
Configurando o URL do site para incluir ou omitir ‘www’
De uma perspectiva de SEO, há pouca diferença de qualquer maneira. Além disso, a maioria das configurações de hospedagem e servidor redirecionará automaticamente as solicitações da versão ‘errada’ para a versão selecionada. Isso torna isso principalmente uma consideração de marca – qual abordagem é melhor para o seu site?
Também não há uma quantidade enorme de diferença do ponto de vista técnico. Algumas configurações podem ter pequenas dores de cabeça se omitirem o componente ‘www’, mas elas são cada vez mais raras.
2. Otimize seu conteúdo
O SEO do WordPress também significa que seu site deve fornecer o melhor conteúdo sobre o assunto escolhido. As pessoas estão procurando artigos envolventes e confiáveis e respostas confiáveis para suas perguntas. Escrever conteúdo de alta qualidade para o seu site WordPress começa com suas ideias exclusivas ou uma visão distinta de um tópico específico. Mas também significa apresentar essas ideias de forma bem estruturada e acessível. Isso ajudará você a atrair o público que está procurando e mantê-los engajados.
2.1. Pesquise o que seus usuários querem e precisam
Mas como você pode determinar para qual frase-chave você quer ser encontrado? Para descobrir, você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave. Nesse processo, você deve se fazer perguntas: para quais termos eu quero classificar? Quão realista é que eu possa classificar para esses termos?
Imagine que você tem um blog de culinária e é apaixonado por compartilhar suas receitas favoritas e técnicas de cozimento. Otimizar uma postagem para um termo como [melhor receita de bolo] não é uma meta realista porque é um termo muito geral. Há muita concorrência para esses termos gerais. Em vez disso, ajudaria se você pensasse em encontrar seu nicho. Esse nicho pode ser [receitas de bolos saudáveis e com baixo teor de açúcar] ou [confeitaria francesa que você pode fazer em casa].
Dentro de um nicho, você pode se tornar um especialista. Sua experiência permite que você crie conteúdo que vai além dos seus concorrentes. Você pode ir mais fundo do que outros ou lançar luz sobre diferentes ângulos do mesmo tópico. Para isso, você deve se concentrar em frases-chave de cauda longa. Por exemplo, uma frase-chave de cauda longa pode ser [como fazer um cheesecake de mirtilo vegano de baixa caloria]. Uma frase-chave como essa é mais específica e mais fácil de classificar. Além disso, será mais adequado para o seu tópico de nicho específico.
Concentre-se na intenção de pesquisa
Também é essencial pensar no que seu público deseja alcançar pesquisando um termo específico. Isso é chamado de intenção de pesquisa . Por exemplo, eles podem estar procurando a resposta para uma pergunta específica e você pode fornecer as informações necessárias. Ou eles podem querer comprar um produto específico que você pode oferecer a eles. Pense nas necessidades de seus visitantes e resolva-as criando conteúdo de acordo.
Precisa de ajuda para fazer a pesquisa de palavras-chave corretamente? Nosso treinamento de pesquisa de palavras-chave pode ajudar. Este curso faz parte da nossa academia Yoast SEO . Você terá acesso gratuito à Academy assim que se inscrever no Yoast SEO Premium — dois produtos essenciais por um preço baixo.
2.2. Escreva um ótimo conteúdo para seus usuários
Depois de fazer sua pesquisa de palavras-chave e conhecer os tópicos sobre os quais deseja escrever, você precisa chegar à redação real . Na maioria das vezes, é mais fácil falar do que fazer. Para passar de uma ideia a um ótimo conteúdo, muito provavelmente, você terá que seguir um ciclo de rascunho, redação, edição e reescrita .
Seu primeiro rascunho pode ser um esboço de sua estrutura. Você não precisa escrever tudo em prosa perfeita neste momento, mas certifique-se de seguir uma estrutura lógica. A maioria das peças incluirá uma introdução , seus principais argumentos e uma conclusão . Claro, isso varia de acordo com o gênero – uma receita terá uma estrutura completamente diferente.
Você pode detalhar ainda mais os pontos na fase de redação, onde tenta desenvolver uma primeira versão completa do seu texto. Por fim, você deve verificar se sua peça é envolvente e fácil de ler na fase de edição. Você pode ser um especialista em seu tópico, mas seu público provavelmente não é (ainda). Portanto, tente tornar sua escrita o mais acessível possível. A legibilidade é essencial . A análise de legibilidade no Yoast SEO ajuda você a melhorar sua escrita.
Iniciantes podem achar difícil escrever, mas há ajuda ao virar da esquina. Em caso de dúvida, é sempre melhor pedir a um amigo ou colega algum feedback. Outro truque útil é ler seu texto em voz alta para si mesmo. Você pode até deixar seu computador falar. Isso lhe dará uma ideia melhor de se tudo flui bem.
2.3. Otimize suas postagens e páginas individuais
Ao escrever ou editar seu post para o seu site WordPress, você precisa prestar atenção especial a alguns elementos para torná-lo amigável ao SEO. Esses elementos incluem seus subtítulos, seu título e sua meta descrição – tudo isso precisa refletir o tópico da postagem específica.
Não se esqueça, SEO-friendly não significa apenas que é fácil para um mecanismo de busca entender o tópico de uma página. Mais importante, isso significa que seus visitantes podem obter a essência da sua página em um único olhar.
Sua meta descrição e seu título podem ser um fator decisivo para os visitantes clicarem em sua página nos resultados de pesquisa em primeiro lugar. E depois que eles visitam seu site, elementos como subtítulos podem ser críticos para que os visitantes decidam se desejam permanecer em seu site.
2.3.1. Defina sua(s) frase(s)-chave de foco
Uma regra importante é não usar uma frase-chave de foco em mais de uma página . Caso contrário, você pode acabar se canibalizando. Na maioria das vezes, você não deseja classificar várias páginas na mesma frase-chave, porque isso significa que você está se configurando como sua concorrência.
Também é essencial incluir a frase-chave de foco em elementos cruciais do seu post, como o título, a introdução, seus subtítulos e sua meta descrição. Todos esses elementos são sinais sobre o que é o seu post. Como sua frase-chave de foco é, de fato, o tópico principal de sua página, é uma consequência lógica que você deve garantir que esse tópico seja refletido em todos esses elementos.
A mesma lógica vale para o seu texto em geral: você precisa ter certeza de que não se desvia do assunto; se você permanecer no tópico, deve seguir naturalmente que você usa sua frase-chave várias vezes ao longo do texto. Mas evite encher sua escrita com sua frase-chave. Se você achar difícil incluir sua frase-chave em seu texto um número suficiente de vezes, pode ser um sinal de que você deve adotar uma abordagem diferente para o tópico.
Para evitar a repetição, você pode usar sinônimos e frases-chave relacionadas. Sinônimos significam o mesmo ou mais ou menos o mesmo que sua frase-chave. Um exemplo disso são as palavras filme e filme. Os mecanismos de pesquisa reconhecerão que eles têm o mesmo significado, o que você também pode verificar observando os resultados da pesquisa: se você pesquisar por filme , filme também será destacado nos resultados e vice-versa.
Você também pode usar frases-chave relacionadas para otimizar uma única página para termos semelhantes e relacionados. Você pode usá-los para dar contexto à sua frase-chave. Por exemplo, se sua frase-chave for [sopa de abóbora], sua frase-chave relacionada pode ser [jantares durante a semana de inverno]. Este segundo termo mais amplo fornece informações adicionais sobre seu tópico. Ele também pode criar coerência ao estabelecer um link para páginas semelhantes em sua postagem.
A análise do Yoast SEO Premium facilita a otimização de sua postagem graças a formas de palavras, sinônimos e frases-chave relacionadas . Não apenas isso, mas o Yoast SEO também vem com uma integração Semrush que ajuda você a encontrar frases-chave relacionadas – incluindo dados de volume e tendência.
2.3.2. Otimize seu link permanente
Na maioria dos casos, o URL da sua postagem provavelmente deve conter sua frase-chave de foco para que seja óbvio sobre o que é sua página a partir do link. Você deve sempre tentar manter seus permalinks curtos, descritivos e limpos – não coloque palavras desnecessárias por causa disso!
2.3.3. Otimize o título da sua página
O título de cada página — o conteúdo da “title” tag HTML — pode ser um dos fatores mais críticos para uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Não é apenas o título literal da guia ou janela do navegador, mas também é a primeira linha que as pessoas veem nos resultados da pesquisa. Ele descreve sobre o que é ou é sua página e funciona como um anúncio que incentiva os usuários a clicar.
Em muitos sites, a estrutura padrão para posts e páginas não é necessariamente a melhor abordagem para SEO. Um título como “Meu blog » Cozinhar » Receita de carbonara” não é tão atraente quanto “Minha deliciosa receita de carbonara de 20 minutos | Meu Blogue” .
Você deve pensar na estrutura de seus títulos e no conteúdo do título em cada página. Normalmente, vale a pena considerar que:
- Os mecanismos de pesquisa podem colocar mais peso nas primeiras palavras, portanto, colocar suas palavras-chave perto do início do título pode aumentar a probabilidade de você ter uma boa classificação.
- As pessoas que digitalizam as páginas de resultados veem primeiro as primeiras palavras. Se suas palavras-chave estiverem no início de sua listagem, é mais provável que sua página seja clicada.
Lembre-se de que os mecanismos de pesquisa podem reescrever coisas como títulos e meta descrições se acharem que podem descrever melhor seu conteúdo.
Para obter mais informações sobre como criar títulos atraentes para suas postagens, leia nosso artigo sobre como criar bons títulos para SEO .
Antes de publicar novas postagens ou páginas, você também pode considerar remover ‘ palavras de função ‘ do seu link permanente. São palavras como “um”, “e” e “o”. Isso pode tornar seus permalinks mais legíveis e fáceis de usar ou linkar quando feito com cuidado. Postagens com títulos incrivelmente longos podem se beneficiar dessa abordagem.
Recomendamos ter cuidado ao alterar links permanentes para postagens que você já publicou. Se as pessoas já tiverem linkado para suas páginas, alterar os URLs pode fazer uma bagunça. Embora o WordPress às vezes redirecione os usuários para o novo local (o gerenciador de redirecionamento no Yoast SEO Premium lida com isso automaticamente e de forma mais confiável), a alteração de URLs pode afetar o desempenho.
A visualização do Google no Yoast SEO dá uma ideia de como sua postagem ficará nos mecanismos de pesquisa. Use-o para destacar seu conteúdo!
Você sabia? Você pode usar o Yoast SEO para estruturar seus títulos! Você pode controlar a estrutura padrão dos títulos e descrições de suas páginas em seu plugin Yoast SEO. Existem duas partes do plugin que controlam isso. Em primeiro lugar, assim que você instalar e ativar o plugin , você terá uma seção ‘SEO’ no seu administrador do WordPress.
Navegue até SEO → Search Appearance e você verá várias guias para diferentes tipos de páginas em seu site. Para cada tipo de postagem e taxonomia, você pode definir um chamado modelo de título – bem como modelos de meta descrição. Por exemplo, para postagens em nosso site, fica assim:
Aqui estão as configurações do yoast.com para os URLs de postagem individuais
Isso permite que você use componentes e variáveis para controlar como os títulos de suas páginas devem se comportar por padrão. Claro, estes podem ser substituídos em uma base de página por página. Por exemplo, na imagem acima, você pode ver como estamos pegando automaticamente elementos como o título da página para evitar que tenhamos que escrever títulos do zero para cada página manualmente.
Existem todos os tipos de variáveis que você pode usar nos títulos e na meta descrição, e todas estão listadas e explicadas na guia de ajuda da página.
Para usuários avançados, existem alguns recursos interessantes adicionais. Por exemplo, você pode usar cf_
para inserir qualquer campo personalizado — seja de um meta valor de postagem ou de um meta valor de usuário.
NOTA: Ao usar esses modelos, verifique se suas tags de título se comportam conforme o esperado quando visualizadas no site. Caso contrário, você pode ter um problema com a forma como seu tema é construído e talvez seja necessário marcar a caixa de seleção “Forçar reescrita” em nossas opções. Você também pode seguir estas instruções para modificar seus modelos.
2.3.4. Use títulos corretamente
Os títulos são ótimos para estruturar seu conteúdo e ajudar os leitores a processar informações em pequenos pedaços. Eles também podem ajudar a descrever o layout de uma página e focar nos mecanismos de pesquisa.
O WordPress transforma os títulos que você coloca em seu conteúdo em suas respectivas tags HTML ( ssim por diante). Isso torna importante pensar sobre que tipo de títulos você usa e em qual ordem. Entender isso errado pode tornar seu conteúdo mais difícil de entender.
Embora a maioria dos temas para WordPress tenha o básico correto, vale a pena certificar-se de que seu modelo define o título do seu post como uma tag e que você não está usando tags em nenhum outro lugar da sua página ou no conteúdo do seu post. O conteúdo do seu post deve então ‘fluir’ naturalmente; por exemplo, títulos grandes e significativos devem usar tags, as subseções devem usar tags e, em seguida, as novas seções subsequentes devem usar.
2.3.5. Otimize sua meta descrição
Os mecanismos de pesquisa usam principalmente uma meta descrição para descrever sua página nos resultados do mecanismo de pesquisa, geralmente abaixo do título da página. Adaptar e escrever uma meta descrição descritiva pode incentivar os usuários a clicar em seus resultados no mecanismo de pesquisa, mesmo que você não esteja necessariamente classificado na primeira posição. É um anúncio, e sua oportunidade de impressionar.
Escrever descrições atraentes e informativas do conteúdo da sua página para cada página do seu site é uma prática recomendada e permite atrair mais visitas. Embora possa parecer muito trabalhoso criar descrições para cada página e postagem, vale a pena o esforço.
Se você não fornecer uma meta descrição, o mecanismo de pesquisa geralmente tentará encontrar a palavra-chave pesquisada em sua página e escolherá automaticamente uma string em torno dela – e destacará a frase pesquisada em negrito na página de resultados. Em alguns casos, o Google irá gerar sua meta descrição para você.
Snippets gerados automaticamente (seja por plugins ou mecanismos de busca) raramente são tão descritivos ou tão atraentes quanto os escritos à mão. Portanto, recomendamos que você use o campo de meta descrição que você encontra no plugin Yoast SEO para escrever uma meta descrição. Certifique-se de que ele atraia o leitor a clicar e certifique-se de que ele contenha a palavra-chave de foco de sua postagem ou página pelo menos uma vez.
2.3.6. Otimize suas imagens e mídia
Uma parte muitas vezes esquecida do SEO do WordPress é lidar com suas imagens, vídeos e conteúdo de mídia. Para garantir que os mecanismos de pesquisa possam entender suas imagens, você precisa pensar em como nomear e formatar seus arquivos. Certifique-se de escolher o formato correto e otimizar cada imagem. Além disso, tente ver se você pode usar formatos de imagem de última geração como WebP – que o WordPress está começando a suportar. Escrever descrições de texto acessíveis e descritivas ajuda a tornar suas imagens mais compreensíveis e pode melhorar seu desempenho significativamente. Como benefício adicional, você também está ajudando os leitores que dependem de tecnologias assistivas, como leitores de tela.
Usar os atributos alt adequados para imagens e transcrições de vídeos também é algo que verificamos na funcionalidade de análise de conteúdo do nosso plugin Yoast SEO. Temos um artigo mais longo sobre SEO de imagem e outro sobre como escrever tags alt , que podem lhe dar mais dicas para ajustar sua otimização de imagem!
2.4. Mantenha a qualidade do seu conteúdo
2.4.1 Mantenha seu conteúdo atualizado e atualizado
Como o Google se esforça para mostrar a seus usuários as melhores e mais atualizadas informações, você deve acompanhar seu conteúdo e revisá-lo regularmente, pois não deseja mostrar aos visitantes do seu site informações desatualizadas, redundantes ou incorretas.
Se você publica regularmente e tem centenas ou milhares de posts no blog, é mais fácil falar do que fazer. É por isso que aconselhamos focar em duas áreas específicas para manutenção de conteúdo : atualização do conteúdo fundamental e prevenção da canibalização de palavras-chave.
2.4.2. Atualize seu conteúdo fundamental
Algumas páginas do seu site são mais importantes que outras. O conteúdo mais valioso do seu site é chamado de conteúdo fundamental. Escrevemos extensivamente sobre artigos fundamentais e como eles podem melhorar suas classificações .
Em resumo, esses posts ou páginas:
- conter informações essenciais para o seu público;
- são completos, atualizados e bem escritos;
- mostrar autoridade;
- obtenha o máximo de links de postagens relacionadas em seu site;
- classificação mais alta do que seus outros artigos sobre o mesmo tópico;
- obter o máximo de tráfego orgânico para o seu site.
Quando estiver em dúvida sobre por onde começar a atualizar o conteúdo do seu site, sempre priorize seu conteúdo fundamental. Seu negócio depende deles, e eles nunca devem ficar obsoletos!
2.4.3. Sem fundamentos desatualizados com Yoast SEO
O Yoast SEO torna um pouco mais fácil manter seus fundamentos atualizados. Se você usa o Yoast SEO em seu site, pode marcar uma postagem como um artigo fundamental. Ao fazer isso, esses artigos passarão por uma análise de SEO mais rigorosa. Além disso, eles aparecerão em uma lista separada na visão geral de sua postagem, o que facilita a navegação por eles e a verificação se eles ainda estão atualizados.
Acompanhá-los é ainda mais fácil se você estiver no Yoast SEO Premium . O filtro de conteúdo de base obsoleto mostra apenas seus artigos de base que não foram atualizados nos últimos seis meses. Você encontrará esse filtro na visão geral do seu post. Se não mostrar nenhuma postagem, você está bem, e se houver uma ou mais postagens nela, verifique e atualize-as!
2.4.4. Canibalização de palavras-chave
Canibalização de palavras -chave significa que você está corroendo seus rankings criando muitos artigos para as mesmas palavras-chave ou semelhantes. Por exemplo, se você tiver uma dúzia de artigos sobre o mesmo tópico, os mecanismos de pesquisa não saberão qual deles deve ter a classificação mais alta. Como resultado, você competirá com seus artigos por uma posição elevada nos motores de busca.
Se você publica com frequência, como fazemos no Yoast, é provável que algum dia você encontre problemas de canibalização de palavras-chave. É por isso que criamos uma estrutura para lidar com o canibalismo de palavras-chave. Resumindo, você terá que:
- Descubra para quais palavras-chave está acontecendo;
- Analise qual conteúdo tem melhor desempenho para essas palavras-chave;
- Manter os posts com melhor desempenho;
- Decida se você deve mesclar as outras postagens na de melhor desempenho;
- Ou exclua e redirecione-os.
2.5. Evite conteúdo duplicado acidental
2.5.1. O que é conteúdo duplicado?
Problemas de conteúdo duplicado surgem quando os mecanismos de pesquisa encontram vários URLs com o mesmo conteúdo ou conteúdo muito semelhante. Como resultado, os mecanismos de pesquisa não sabem quais URLs devem ter uma classificação mais alta, resultando em classificações mais baixas.
Já abordamos a canibalização de palavras-chave causada por escrever sobre o mesmo tópico com muita frequência na seção anterior. Mas na maioria das vezes, a raiz do conteúdo duplicado é técnica e pode acontecer sem que você perceba. Por exemplo, alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo adicionam IDs de sessão ou parâmetros para rastrear URLs. Ou você pode ter versões www e não www de uma determinada página indexada. Assim, você terá vários URLs mostrando o mesmo conteúdo.
Além das razões técnicas, seus artigos podem ser copiados ou copiados por outras partes. Portanto, existem muitas causas diferentes para conteúdo duplicado, como você pode ler neste extenso artigo sobre conteúdo duplicado .
2.5.2. Soluções para conteúdo duplicado
Como você deve resolver seu problema de conteúdo duplicado depende da causa do problema. Em geral, existem três maneiras de fazer isso – em ordem de preferência:
- Sempre que possível, evite criar conteúdo duplicado. Se o seu sistema criar IDs de sessão na URL, tente desativá-lo.
- Não pode evitar criá-los? Redirecione esses URLs com um 301 para a versão original.
- Precisa manter um artigo duplicado? Certifique-se de adicionar um link canônico para a versão original na
seção do artigo duplicado. Ele mostrará aos mecanismos de pesquisa qual é a versão original do artigo para passar o link juice para a versão original. Na próxima seção, você descobrirá como isso é fácil com o Yoast SEO.
2.5.3. Defina um link canônico com Yoast SEO
Com o Yoast SEO, é simples adicionar um link canônico a um post ou página. Não há necessidade de um desenvolvedor! Basta acessar a guia Avançado na metabox do Yoast SEO abaixo do seu post ou página ou na barra lateral do editor de blocos. Lá, você encontrará o campo URL canônico onde você pode inserir o URL do artigo original – aquele para o qual você deseja apontar os mecanismos de pesquisa:
Preencha sua URL canônica na seção avançada da metabox ou barra lateral do Yoast SEO
2.6. Apoie o público internacional
Para otimizar seu site para públicos em vários países ou regiões de idioma, você precisará otimizar seu conteúdo e sua configuração técnica. Vamos começar com os aspectos de conteúdo do SEO internacional.
Fazer pesquisa de palavras-chave direcionadas e escrever novos conteúdos para cada público é crucial . Pegue peças de roupa, por exemplo. Um colete americano é uma peça totalmente diferente de um colete britânico, um colete holandês, um colete francês ou um colete espanhol… você entendeu. Não recomendamos o uso de traduções automáticas. Invista tempo e recursos em pesquisas e traduções adequadas para otimizar suas palavras-chave e seu texto.
Outro aspecto importante do SEO internacional é escolher a estrutura de domínio adequada . Geralmente, um ccTLD diferente (por exemplo, www.yoast.de
) para cada variação só é uma boa opção para grandes empresas com grandes orçamentos. Na maioria dos casos, os subdiretórios (por exemplo, www.yoast.com/de
) são o caminho a seguir.
Os mecanismos de pesquisa desejam exibir a versão de idioma correta do seu site para cada visitante, independentemente do país de origem. Para ajudá-los, você precisa implementar o hreflang
. hreflang
é um código que informa aos mecanismos de pesquisa quais variações de idioma de uma página estão disponíveis e ajuda a evitar problemas de conteúdo duplicado.
2.7. Adicionar dados estruturados do Schema.org
Os dados estruturados são como um dicionário para os motores de busca. Ao descrever seu conteúdo em código, você pode esclarecer instantaneamente sobre o que é esse conteúdo específico. Além disso, você pode dizer quem escreveu, publicou e quando em qual site. Além disso, se este artigo apresentar receitas, perguntas frequentes ou conteúdo de instruções, você poderá informar os mecanismos de pesquisa sobre isso. Dessa forma, os mecanismos de pesquisa entendem melhor seu site. Eles podem usar isso para ajudar seu site a obter resultados avançados.
Dados estruturados são essenciais para o SEO do WordPress. Costumava ser difícil adicionar dados estruturados ao seu site, mas nos propusemos a facilitar com dados estruturados no Yoast SEO . Hoje, geramos o código que os mecanismos de busca precisam para entender automaticamente seu site e suas conexões. Você só precisa fazer algumas escolhas em SEO > Search Appearance . Selecione Pessoa se seu site for um site pessoal ou Organização se for um site comercial ou profissional. Não se esqueça de escolher ou fazer upload do logotipo ou avatar correto.
Isso não é tudo: você também pode criar rapidamente tipos específicos de páginas de conteúdo com nossos blocos de dados estruturados . Esses blocos funcionam no editor de blocos e, no momento, temos dois tipos: FAQs e how-tos . Esses blocos ajudam você a construir visualmente o conteúdo enquanto gera dados estruturados válidos em segundo plano. Além disso, os controles Schema permitem especificar o tipo de página em que você está trabalhando. Assim, você pode adicionar dados estruturados rapidamente à sua página de contato escolhendo esse tipo específico.
Escolha Pessoa ou Organização para que o Yoast SEO gere automaticamente os dados estruturados corretos
3. Otimize a estrutura do seu site
Uma estrutura de site sólida ajuda seus usuários e os mecanismos de pesquisa a navegar em seu site. Além disso, deixará claro quais páginas do seu site são mais importantes. Existem dois pilares para uma boa estrutura de site: organização do seu site e links contextuais internos.
3.1. Organize seu site
Organizar seu site ajudará você a configurar um caminho de navegação da sua página inicial para suas postagens e páginas. Adicionar categorias e subcategorias trará ordem ao caos. Idealmente, seu site deve ser organizado da seguinte forma:
Você deve sempre garantir que sua página inicial seja fácil de navegar. Desordenar a página inicial com muitas opções tornará seu site mais difícil de entender. Adicionar um menu claro e trilhas de navegação ajuda o usuário a navegar no site onde quer que esteja.
3.2. Conecte seu conteúdo com links internos contextuais
Além de organizar seu site, você precisa vincular seu conteúdo à sua cópia . Chamamos isso de link interno contextual porque esses links sempre aparecem dentro do contexto de um texto. A vinculação interna é um dos aspectos mais importantes do SEO do WordPress.
Links internos contextuais configuram uma rede de páginas, direcionando seus usuários para conteúdo relacionado. Por exemplo, em um post sobre pesquisa de palavras-chave, fazer um link para um artigo sobre copywriting SEO faz muito sentido. Para mecanismos de pesquisa, esses links fornecem informações sobre como as páginas estão relacionadas umas às outras.
Certifique-se sempre de que o número de links para uma página reflita a importância dessa página. Nossos guias finais obtêm muitos links de postagens individuais sobre tópicos relacionados. Isso ajuda os usuários e mecanismos de pesquisa a entender que esses guias são pilares cruciais do nosso site.
Ao adicionar um link interno contextual, verifique se o link faz sentido no contexto da página atual. Além disso, sempre use textos âncora que descrevam com precisão a página para a qual você está vinculando. Isso fornece aos usuários e mecanismos de pesquisa o contexto para avaliar se o link é válido. A ferramenta de links internos do Yoast SEO Premium ajuda você a conectar seu conteúdo sugerindo automaticamente links relevantes.
O WordPress tem duas formas padrão de estruturar seu conteúdo: categorias e tags . As categorias adicionam hierarquia ao seu conteúdo e agrupam amplamente os tópicos. Em um site sobre culinária, macarrão pode ser uma categoria. As tags não são hierárquicas e podem ser usadas para descrever sua postagem com mais detalhes. Temas de jantares , por exemplo, podem ser uma tag.
Ao configurar a estrutura do seu site, escolha várias categorias principais. Adicioná-los ao seu menu pode ser uma boa ideia, especialmente se você tiver apenas um blog. Uma configuração diferente pode fazer mais sentido se você tiver um blog e vários produtos. Certifique-se de que suas categorias tenham aproximadamente o mesmo tamanho. Se suas categorias se tornarem muito grandes, crie subcategorias. Suas páginas de categoria podem ser ótimas páginas de destino , especialmente para sites de comércio eletrônico.
As tags são úteis para os usuários explorarem tópicos, mas geralmente são mal aplicadas. É importante não usar muitas tags e usá-las mais de uma ou duas vezes. Lembre-se, você deseja agrupar seu conteúdo, não apenas fornecer uma descrição.
Se você deseja estruturar seu conteúdo de maneira diferente, o WordPress também permite criar taxonomias personalizadas . Sempre considere cuidadosamente se sua taxonomia personalizada agrupa o conteúdo de uma maneira que faça sentido e ajude seus visitantes.
3.4. Gerencie suas páginas de arquivo
Se você usar categorias e tags, criará automaticamente páginas de arquivo. Essas páginas contêm uma lista de postagens e páginas em uma categoria ou tag específica. Além de categorias e tags, existem páginas de arquivo baseadas em data e arquivos de autor. Essas páginas de arquivo precisam ser gerenciadas porque causam problemas de SEO se você não o fizer.
Primeiro, você deseja impedir que os mecanismos de pesquisa indexem páginas de arquivo que não fazem sentido em seu site. Você pode usar o plugin Yoast SEO para isso. Você faz isso em SEO → Search Appearance , onde você encontrará as seguintes opções na guia “Archives”:
Gerencie seus arquivos no Yoast SEO
As configurações acima são as configurações do nosso site. Desativamos os arquivos baseados em data, pois não os usamos. Qualquer link baseado em data redirecionará para nossa página inicial devido a essa configuração. Deixamos os arquivos do autor intocados, mas definimos as subpáginas desses arquivos como noindex, follow
padrão. Dessa forma, você nunca chegará à página dois de um arquivo em nosso site dos mecanismos de pesquisa.
Se o seu blog é um blog de um autor, ou você acha que não precisa de arquivos de autor, use o Yoast SEO para desabilitar os arquivos de autor. Além disso, se você acha que não precisa de um arquivo baseado em data: desative-o como temos. Mesmo se você não estiver usando esses arquivos em seu modelo, alguém pode criar um link para eles e, assim, quebrar seu SEO do WordPress…
Existe um tipo de arquivo que é noindex,follow
padrão no plugin Yoast SEO: suas próprias páginas de resultados de função de pesquisa interna. Esta é uma prática recomendada do Google .
3.4.1. Paginação
Se você tiver muitas postagens em seu site WordPress, convém pensar em como sua paginação se parece e funciona. Caso contrário, seu melhor conteúdo está “enterrado” no seu site, e os usuários e os mecanismos de pesquisa podem ter dificuldades para encontrá-lo. Ajudaria se você também considerasse personalizar a aparência e o funcionamento da sua paginação para ser mais útil para usuários e mecanismos de pesquisa.
3.5. Configure suas migalhas de pão
Você provavelmente desejará adicionar breadcrumbs às suas postagens e páginas. Breadcrumbs são os links, geralmente acima do título do post, que se parecem com “ Home > SEO blog > WordPress SEO ”. As migalhas de pão são boas para duas coisas:
- Eles permitem que seus usuários naveguem em seu site facilmente.
- Eles permitem que os mecanismos de pesquisa determinem a estrutura do seu site com mais facilidade.
Esses breadcrumbs devem ser vinculados à página inicial e à categoria do post. Se a postagem estiver em várias categorias, ela deve escolher uma.
Para que a navegação breadcrumb apareça em suas páginas, talvez seja necessário adaptar seus arquivos single.php e page.php em seu tema e incluir o código para breadcrumbs do plug-in Yoast SEO . Você encontra as configurações e instruções sobre como fazer isso na seção SEO → Search Appearance . Além disso, temos um bloco de breadcrumbs exclusivo para o editor de blocos que facilita a inserção de breadcrumbs em qualquer página — sem escrever código.
3.6. Gerencie seus sitemaps XML
Você pode usar sitemaps XML para informar ao Google e a outros mecanismos de pesquisa que seu site foi atualizado. Embora o WordPress finalmente tenha mapas de site XML nativos, nossa solução é mais poderosa. O plugin Yoast WordPress SEO configura automaticamente seus sitemaps XML , para que você não precise se preocupar com nada. Geramos sitemaps para seus diferentes tipos de postagem, incluindo suas imagens, e garantimos que ele seja gerado e carregado rapidamente.
Nós dividimos inteligentemente seus sitemaps em pedaços menores, então o Google só precisa buscar um novo XML “sub”-sitemap quando uma postagem é publicada.
Você pode verificar e gerenciar quais tipos de conteúdo, arquivos e modelos devem ser incluídos em seus sitemaps XML em suas configurações de SEO → Search Appearance . Os tipos de conteúdo definidos para não serem exibidos nos resultados da pesquisa serão excluídos automaticamente dos seus sitemaps XML.
Por fim, nosso suporte a mapas de site XML possui uma API completa, permitindo que os desenvolvedores adicionem ou alterem funcionalidades por meio de seus plugins e temas. Nossas extensões de SEO local , SEO de notícias e SEO de vídeo (que geram seus mapas de site específicos) são criadas nessa API. Outros plugins frequentemente desenvolvem suas soluções em cima do nosso sistema.
4. Acelere seu site WordPress
Se o seu site for lento, você corre o risco de frustrar seus usuários. Isso os torna menos propensos a se envolver, navegar, converter ou visitar novamente. Isso, por sua vez, pode torná-los menos propensos a compartilhar seu conteúdo, vincular suas páginas ou recomendar sua marca. Em suma, a velocidade é uma parte essencial do SEO do WordPress e uma grande parte da experiência geral do usuário. Isso significa que é fundamental medir e gerenciar seu desempenho, especialmente para usuários em conexões móveis ou mais lentas!
Com a atualização do Google Page Experience , a velocidade da página e as experiências do usuário estão na frente e no centro. Oferecer um desempenho excepcional continuará a se tornar mais crítico a cada dia.
4.1. Meça a velocidade do seu site
Medir a velocidade do seu site pode ser confuso. Diferentes ferramentas fornecem pontuações e resultados diferentes e, às vezes, até fornecem informações conflitantes. É por isso que reunimos este guia útil sobre como medir sua velocidade – ele orientará você no básico sobre como escolher as métricas certas para usar as ferramentas certas para o trabalho quando se trata de monitorar e diagnosticar problemas.
4.2. Melhore a velocidade do seu site
Depois de identificar quais são e onde estão seus gargalos, o próximo desafio é fazer ajustes de hospedagem, tema, plug-in e desempenho para acelerar as coisas.
A otimização da velocidade da página é uma disciplina por si só e vai muito além do SEO do WordPress. Isso significa que as oportunidades mais significativas variam de local para local e de situação para situação. Para alguns sites, as vitórias mais fáceis podem vir da mudança de hospedagem ou da utilização de uma CDN ; para outros, pode significar reavaliar o uso de plugins ou alterar como eles carregam CSS e JavaScript .
Isso não significa que você não pode começar, no entanto. Reunimos um guia sobre algumas ferramentas de velocidade de página e vitórias fáceis que você pode usar para dar o pontapé inicial.
5. Proteja seu site WordPress
O WordPress é a plataforma de gerenciamento de sites mais utilizada no mundo. Ele alimenta quase 42% da web (junho de 2021). Embora isso seja incrível, também significa que o WordPress é a plataforma mais direcionada para hackers. Ao executar um site WordPress, a segurança básica é tratada pelo CMS, mas há coisas que você pode fazer para tornar seu site mais seguro.
Isso começa com o seu login. O nome de usuário padrão no WordPress é admin , então altere-o primeiro. Caso contrário, o primeiro palpite de um hacker para o seu nome de usuário é muito fácil. O mesmo vale para sua senha. Senhas como 123456
e welcome01
não são suficientes. Use um gerenciador de senhas como 1Password ou LastPass e escolha uma senha com mais de 20 caracteres. O WordPress também possui vários plugins para verificação de dois fatores , portanto, adicionar isso ao seu site também é fácil. Por favor faça.
Claro, há mais que você pode fazer; leia nosso artigo detalhando a segurança do WordPress em algumas etapas fáceis . Vamos destacar algumas das recomendações abaixo.
5.1. Faça backups regulares
A próxima coisa que gostaríamos que você fizesse é criar backups regulares . Caso seu site seja invadido ou algo dê errado – por exemplo, ao atualizar um plugin ou tema –, é importante reverter essa alteração em um piscar de olhos. Backups regulares garantem que isso possa ser feito.
No WordPress, há uma ampla variedade de opções de backup para escolher. Vários desenvolvedores de plugins criaram excelentes soluções de software para você, para que você não tenha o incômodo técnico desse backup.
5.2. Reforce sua configuração
O fortalecimento de sua configuração começa com a escolha da empresa de hospedagem certa para o seu site WordPress . Isso é apenas o começo, pois cada host fará o possível para ajudá-lo, mas ainda será sua responsabilidade fortalecer sua configuração. Além disso, ferramentas como Cloudflare são bons amigos para qualquer empresa/site.
Um primeiro passo fácil é limitar as tentativas de login. Ao limitar o número de vezes, as pessoas podem tentar fazer login no seu site – fechando seu formulário de login após cinco logins falsos, por exemplo – você está protegendo sua instalação contra ataques de força bruta e outros atos maliciosos direcionados a esse formulário.
A próxima coisa que você precisa fazer é garantir que sua instalação do WordPress, incluindo plugins e temas, esteja sempre atualizada. As atualizações também podem corrigir problemas de segurança. Certifique-se de verificar se há atualizações e manter sua instalação do WordPress atualizada regularmente.
Outra coisa essencial a perceber é que você lida com segurança toda vez que adiciona um novo usuário ou escritor à sua instalação do WordPress. Há um artigo no WordPress Codex sobre funções e recursos que você deve ler. Tudo se resume a dar permissões apenas para aqueles que precisam quando precisam e apenas pelo tempo que precisam. Não há necessidade de fornecer direitos administrativos a um blogueiro convidado para o seu site, certo?
Chaves de autenticação e Salts funcionam em conjunto para proteger seus cookies e senhas em trânsito entre o navegador e o servidor web. Certifique-se de alterar essas chaves ao instalar uma nova instância do WordPress.
Outra correção fácil que gostaríamos de mencionar é garantir que seus arquivos de modelo não possam ser editados no back-end do WordPress. Você pode fazer isso em Aparência → Editor. Quando um hacker passa pelo seu formulário de login, essa é a maneira mais fácil de adicionar código malicioso ao seu site. Endurecer isso envolve alterar seu wp-config
arquivo.
5.3. Use monitoramento e registro
A segurança é um processo contínuo. Você precisa ficar de olho em qualquer violação e manter seu site o mais seguro possível. Você pode colocar parte da segurança do seu WordPress nas mãos de, por exemplo, uma empresa como a Sucuri . No caso de um hack, eles vão consertar isso o mais rápido possível. Você pode verificar seu site regularmente com a ferramenta Sitecheck para seu monitoramento. Alguns plugins podem ajudá-lo a proteger seu site WordPress, por exemplo, monitorando arquivos em seu servidor, como WordFence , iThemes ou Sucuri . Escolha o plug-in de sua escolha, desde que tenha certeza de que a segurança é monitorada.
Também pode ser útil acompanhar tudo o que está acontecendo em seus sites, como alterações de arquivos e usuários conectados. Existem vários plugins e ferramentas para isso, como WP Security Audit Log . Manter o controle dessas coisas garante que você possa encontrar irregularidades em sua instalação e agir sobre elas ou descobrir o que aconteceu no caso de um problema de segurança.
6. Atenda aos seus visitantes móveis
Dê uma olhada ao redor e você notará que nossos dispositivos móveis estão se tornando a maneira de fato de navegar na web, mesmo quando estamos em casa, deitados em nosso sofá. Mas não visitamos sites para dispositivos móveis — visitamos sites. Veja seu site para celular e desktop como uma entidade . Você, como proprietário de um site, precisa atender seus visitantes.
Há alguns anos, a participação de mercado móvel ultrapassou a participação de mercado de desktop. Se você está otimizando apenas para visitantes de desktop, não está otimizando para a maioria de seus visitantes. Claro, depende do seu nicho específico, pois esses números podem ser diferentes. O Google Analytics pode fornecer os números exatos do seu site.
Com uma participação de mercado como essa, não há como você considerar seu site móvel um ‘extra’. É hora do SEO móvel .
6.1. Verifique se o seu tema é compatível com dispositivos móveis
Depois de certificar-se de que seu site é rápido, certifique-se de que seu site, ou melhor, seu tema, seja compatível com dispositivos móveis. Tornar seu site compatível com dispositivos móveis começa com a garantia de que os links não estão muito próximos e os botões são facilmente clicáveis. Sua fonte deve ser consistente e não deve ser muito pequena, e suas imagens não devem ser muito grandes, tanto no tamanho do arquivo quanto nas dimensões.
Gostaríamos de destacar duas otimizações específicas de temas para dispositivos móveis abaixo.
6.1.1. Use um design responsivo
Em 2022, ter um design responsivo é um acéfalo. Design responsivo significa que o design do seu site se adapta ao tamanho da tela que o visitante está usando. Você pode fazer isso usando consultas de mídia CSS específicas. Você precisa abordar intervalos específicos de larguras de tela e planejar para eles. A maioria dos temas do WordPress agora são responsivos.
Dependendo da parte do mundo que você está segmentando, não, quão rápido é a internet móvel deles, você pode querer mudar algumas coisas. Pense em como você usa imagens em seu site. Você está usando aprimoramentos de texto ou variações de fonte que podem prejudicar o excelente desempenho do site para dispositivos móveis? O design responsivo ajuda você a criar um site mais focado. Isso nos leva à segunda otimização.
6.1.2. Priorize o que é importante para os usuários de dispositivos móveis
Dê um passo para trás e olhe para o seu site: o que seus usuários querem fazer aqui? Defina as quatro a seis tarefas principais que seu usuário executa em seu site e concentre-se nelas. Talvez até mesmo dê à tarefa mais crucial um grande botão de call-to-action.
Aqui está um exemplo: se você tem uma empresa local, as duas tarefas principais podem ser ligar para você ou encontrar as direções para sua empresa. Isso significa que você pode adicioná-los como um menu móvel exclusivo, por exemplo, alguns visíveis o tempo todo. Concentre-se nas principais tarefas do seu visitante e torne a vida dele o mais fácil possível. Como encontrar essas tarefas principais? Pergunte aos seus visitantes! Além disso, verifique no Google Analytics as páginas mais visitadas em seu site para dispositivos móveis. Mais sobre o Analytics mais adiante neste artigo.
6.2. Considere usar AMP
Usando o WordPress, você pode servir Accelerated Mobile Pages (AMP) . AMP é uma iniciativa de 2015 do Google e de alguns grandes editores. Ele permite páginas móveis rápidas e faz isso removendo parte do design. Se você deseja iniciar a versão AMP do seu site WordPress, verifique o plug-in AMP oficial . Isso adicionará uma versão AMP do seu site após a instalação do plug-in.
7. Analise e melhore seu desempenho
Uma boa campanha de SEO depende não apenas da implementação de mudanças, mas também de medir o impacto dessas mudanças, ver o que funciona e fazer mais disso. O Google desenvolveu duas ferramentas exclusivas para analisar os resultados do seu site e identificar novas oportunidades nas quais você pode se concentrar no futuro.
O primeiro para analisar os resultados é o Google Analytics . Ao adicionar o Google Analytics ao seu site, você garante que todos os dados do usuário serão armazenados em sua conta. Você pode, por exemplo, verificar quantas visitas suas páginas recebem, quantos de seus visitantes são convertidos, quantos visitantes saem imediatamente do seu site após acessar uma página específica e muito mais. No Google Analytics, você pode ver como os visitantes se comportam em seu site. Veja como acompanhar seu SEO com o Google Analytics .
A segunda ferramenta destina-se a analisar o desempenho do seu site e ver como os visitantes o encontram no mecanismo de pesquisa. Essa ferramenta é o Google Search Console . Ao exportar e classificar suas consultas de pesquisa e dados de impressão, é fácil identificar oportunidades nas quais você pode se concentrar em melhorar as taxas de cliques, conteúdo e/ou classificações.
7.1. Configurar e integrar o Google Analytics
Para começar com o Google Analytics, você precisa criar uma conta. Clique no botão ‘Iniciar gratuitamente’ para começar. Para configurar sua conta, você precisa primeiro adicionar um nome de conta. Este pode ser o nome da sua empresa. No entanto, ao adicionar outros sites à sua conta, recomendamos escolher um nome de conta mais genérico. Além disso, você sempre pode alterar o nome da sua conta mais tarde, quando quiser.
Depois de configurar sua conta, é hora de adicionar uma propriedade: o site que você deseja adicionar. Insira o nome do site e a URL do site. Certifique-se de adicionar o URL preciso: http:// ou https:// e com ou sem www para coletar os dados corretos.
Depois de configurar sua propriedade, você pode optar por ativar algumas das configurações de compartilhamento de dados. Cada opção de compartilhamento de dados fornece uma explicação clara do que você compartilhará, permitindo isso.
Agora você está quase pronto para ir! A última etapa para conectar seu site à sua nova conta do Google Analytics é adicionar o código de acompanhamento ao seu site. Depois de criar sua conta com sucesso e adicionar uma nova propriedade, você verá esta tela com seu código de acompanhamento do Google Analytics.
Essa tag precisa ser adicionada ao seu site. A maneira mais fácil de fazer isso no WordPress é instalar um plug-in do Google Analytics, como o plug-in MonsterInsights para WordPress . Ao instalar este plug-in, você não precisa tocar no código real do seu site para se conectar ao Google Analytics. Instale e ative o plugin, insira seu ID de rastreamento e defina! Você também pode usar o plugin WordPress do Site Kit do Google para obter dados do Analytics e do Search Console em seu back-end.
Para leitores mais técnicos, também é possível adicionar a tag manualmente ao cabeçalho de cada página da web ou adicionar a tag ao Google Tag Manager .
Seu site está conectado ao Google Analytics; ele começará a coletar os dados de seus usuários. Comece a clicar para ver o que tudo pode ser encontrado nos dados ou comece a ler uma de nossas postagens do blog sobre o Google Analytics para obter dicas úteis.
7.2. Configure sua conta do Google Search Console
A segunda ferramenta que achamos essencial configurar é o Google Search Console. Recomendamos passar por todas as etapas e você estará pronto! Em resumo, estas são as etapas que você precisará seguir:
- Crie ou faça login na sua conta do Google Search Console.
- Clique em ‘Adicionar uma propriedade’ na lista suspensa de pesquisa.
- Digite o URL do seu site na caixa e clique em ‘Continuar’.
- Verifique seu site – dentro do plugin Yoast SEO, você pode copiar e colar facilmente a meta tag para que funcione.
Depois de conectar seu site ao Google Search Console , ele começará a coletar dados sobre o desempenho do seu site.
7.3. Outras ferramentas úteis
Claro, existem muitas outras ferramentas valiosas para obter informações valiosas sobre seu site e encontrar oportunidades de SEO. Todo mundo tem suas ferramentas favoritas, então é importante começar a brincar com ferramentas diferentes para descobrir qual ferramenta traz o que você mais precisa.
Existem ferramentas de SEO tudo-em-um que fornecem uma visão geral completa do seu desempenho e existem ferramentas mais aprofundadas que fornecem dados mais específicos. Pense em ferramentas de velocidade do site, ferramentas de conteúdo duplicado, ferramentas de análise, ferramentas de pesquisa de palavras-chave, etc.
Algumas ferramentas que usamos além do Google Analytics e Google Search Console:
Microsoft Clarity
O Microsoft Clarity é outra ferramenta que fornece informações valiosas sobre o comportamento dos visitantes do seu site. Seus recursos, como os replays de sessão ou o mapa de calor, podem ajudar você a entender como seu público interage com seu site. Essas informações são preciosas se você quiser melhorar a experiência do usuário do seu site! No painel do Microsoft Clarity, você também encontrará informações sobre contagens de sessões, total de usuários, detalhes de exibição de página etc.
Webmaster Tools do Microsoft Bing
Na seção Origem/Mídia do Google Analytics, você pode ver qual porcentagem do seu tráfego vem do Bing. Quando esta é uma quantidade suficiente de tráfego, você pode querer criar uma conta Bing Webmaster Tools. O Microsoft Bing Webmaster Tools é a variante do Google Search Console para o Microsoft Bing. Ele mostra a integridade e o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Bing.
Ryte
Ryte é uma das suítes de SEO tudo-em-um que você pode usar para analisar o SEO na página. A ferramenta rastreia seu site para fornecer muitos dados sobre indexação, erros, links, velocidade e muito mais. Você pode experimentar o Ryte gratuitamente para ver o que ele tem para você.
Semrush
Semrush é outro pacote de marketing na internet e SEO que faz uma quantidade incrível de coisas. Além disso, o Semrush potencializa o recurso de frase-chave relacionado no Yoast SEO. Graças a esse recurso, você pode encontrar facilmente frases-chave poderosas para classificar.
Google Lighthouse
O Google Lighthouse é uma extensão do Chrome que você pode baixar gratuitamente. Com a ferramenta Lighthouse, você pode gerar rapidamente um relatório com as pontuações de Desempenho, Progressive Web App, Acessibilidade, Melhores Práticas e SEO. Este relatório fornecerá uma visão geral rápida do desempenho do seu site. Além disso, você pode começar a trabalhar imediatamente nas áreas que precisam de atenção. Você também pode usar a versão baseada na web em web.dev/measure . Muito útil se você estiver trabalhando para melhorar suas pontuações de experiência na página.
Hotjar
Para obter informações sobre como seus visitantes se movem, rolam e clicam em suas páginas da web, você pode usar uma ferramenta como o Hotjar . Esta ferramenta de pesquisa de usuários também tem opções para adicionar enquetes ou pesquisas ao seu site para começar a fazer pesquisas. Você pode experimentá-lo gratuitamente, e os pacotes pagos têm preços competitivos.
8. Promova seu site
Graças ao SEO do WordPress, você dedica muito tempo e esforço ao conteúdo do seu site e garante que os leitores possam encontrá-lo por meio dos mecanismos de pesquisa. Mas existem outras maneiras de fazer com que as pessoas visitem seu site WordPress e leiam suas postagens. Mas como você consegue e aumenta esse público? Simplesmente escrever posts e publicá-los não fará o truque: você precisa promover seu site!
8.1. Incentive o engajamento
É sempre divertido interagir com seus leitores, mas como fazer com que eles se envolvam? Queremos dizer todas as diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem interagir com sua postagem com engajamento. Pode ser deixar um comentário, compartilhá-lo nas mídias sociais ou agir sobre o tópico.
Mas como fazer com que as pessoas se envolvam? Você sempre pode perguntar a eles! Escreva de forma envolvente e, em seguida, peça a opinião de seus leitores. Em seguida, responda a esses comentários para manter a conversa e construir um relacionamento com seus leitores.
O engajamento também beneficia o SEO do WordPress, mostrando que seu site está vivo e ativo. Se você quiser se aprofundar no engajamento do blog, leia nosso post sobre como aumentar o engajamento do blog .
8.2. Aumente seu alcance
Usar as mídias sociais é a melhor maneira de alcançar e aumentar o público do seu blog. Você deve estar ativo nos canais de mídia social onde seu público (potencial) está presente. Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter são exemplos de mídias sociais populares. Pode ser muito para decidir, então você pode descobrir mais em nosso blog sobre estratégia de mídia social: por onde começar?
8.3. Construir uma lista de e-mails
Além de usar as mídias sociais para promover seu blog, muitas vezes é uma boa ideia investir em uma newsletter. Permita que as pessoas se inscrevam e enviem e-mails com suas últimas postagens no blog e outras curiosidades.
Certifique-se de oferecer um campo de inscrição abaixo de suas postagens e outros locais visíveis em seu site. Certifique-se de que sua newsletter seja compatível com dispositivos móveis. Mas, acima de tudo, certifique-se de que sua newsletter seja realmente algo especial!
8.4. Amplie seu conteúdo
O número de posts publicados todos os dias é enorme, então está se tornando muito mais difícil se destacar. Seus artigos têm uma grande chance de se perder no vasto mar de conteúdo. Para ajudar seu conteúdo a atingir todo o seu potencial, você precisa amplificá-lo.
Se o seu conteúdo for original e bem estruturado, você provavelmente conseguirá alcançar novos públicos. Veja como você pode obter novos públicos além do seu alcance orgânico.
Talvez a publicidade no Facebook ou Instagram possa ser uma boa maneira de alcançar novos públicos para o seu conteúdo? Analise quais canais você já usa e decida onde você pode fazer mais para ampliar seu público.
9. Conclusões
Este guia oferece muitas coisas que você pode fazer no WordPress SEO para o seu site. Vai de dicas técnicas de SEO a dicas de conversão, dicas de conteúdo, dicas de conversação e muito mais. Porém, há um problema: se você deseja classificar para termos altamente competitivos, terá que fazer a maior parte disso e criar conteúdo excelente e atraente.
Você está competindo com todos os outros sites e negócios por atenção, visitantes e resultados. Isso significa que você tem que trabalhar muito e manter o SEO do seu site em forma .
Você negligenciou seu SEO por um tempo? Não se preocupe; pode acontecer.