Até meados de 1930, quando surgiu o primeiro supermercado, nos Estados unidos, o comércio de produtos de limpeza, higiene e alimentos era feito com atendimento pessoal, por vendedores ou balconistas, em estabelecimentos próprios para cada ramo ou produto.

Supermercado é definido por uma rede de distribuição de comércio de varejo, com variedade de alimentos e produtos domésticos expostos, destinado ao consumidor final, tentando reduzir custos em um meio rentável e higiênico, pelo sistema de autosserviço, no qual o produto chega de maneira eficiente a todas as classes, em forma física, ou até virtual.

É um ambiente competitivo de marketing para supermercados, que exige melhorias e novidades constantes, para atrair seu público e também melhor atendê-lo. É preciso estratégias voltadas ao campo da competitividade, com planejamento de marketing prevendo as ações com objetividade.

Além de cuidados com o posicionamento e localização de mercadorias, gôndolas, promoções, propagandas em geral, com o mundo globalizado, surge a possibilidade do marketing digital voltado para a área de supermercados, onde se pode conquistar um número expressivo de clientes.

O Google AdWords (novo Google Ads) é uma ferramenta versátil indicada para marketing digital de supermercados, que permite segmentar o público através de palavras chave e perfil pessoal, usando essas informações como base para expor propagandas e promoções de acordo com o interesse pessoal de cada usuário, garantindo assim foco e maior atenção sobre cada anúncio.

Nos dias atuais ainda podemos utilizar as Campanhas Smart para diversas aplicações, tais como Google Shopping através da inserção do feed de produtos no Google Merchant Center.

Com este recurso é possível segmentar o anúncio de diferentes formas, sendo por palavras-chave, idade, idioma, dia, frequência, e ainda local, para com isso, atingir pessoas de interesses específicos, com a vantagem de poder gerenciar a campanha de acordo com o objetivo e seus resultados, dessa forma, trazendo maior retorno de investimento.

Com os links patrocinados do Google, o anúncio é visualizado por usuários que buscam por ele, sendo exibido diretamente para clientes potenciais, que pesquisam o produto ou serviço oferecido. Conta também com uma rede de display, que coloca este anúncio em sites parceiros, trazendo seu público, que também é selecionado.

Ainda é possível recorrer à mídias sociais, como o Facebook ADS e o Instagram ADS, que trazem com eles públicos variados, com interesses diferenciados, classes sociais e idades diversas, em um ambiente homogêneo, tornando o marketing de toda forma eficaz.

O Youtube proporciona campanhas de vídeo direcionadas, exibidas antes do vídeo principal, ou ainda uma faixa exibida junto ao vídeo principal, com anúncios, promoções, liquidações, trazendo clientes desse meio, que também são diferenciados, mostrando o anúncio para a pessoa certa, no momento certo.

A função de remarketing é importante, pois alcança usuários que já pesquisaram sobre o assunto e até já visualizaram os anúncios, relembrando o produto ou local, ajudando a criar ou recriar uma conexão entre o anunciante e seu cliente potencial.

Em uma rede de marketing de supermercados, competitividade e criatividade são palavras chave para o desenvolvimento, quando usadas com as ferramentas indicadas, de forma inovadora e abrangente, conduz ao sucesso.

O Google Ads (antigo Google Adwords) e seus recursos são o novo caminho para um mundo digital totalmente novo e aberto à possibilidades infinitas de conquista de novos clientes.

Precisa de uma solução personalizada?

Eu posso colaborar para suas estratégias de gestão de tráfego pago ou orgânico.

Comentários

Escreva sua opinião