01 – Sua identidade
Apresentar sua loja virtual ao consumidor vai além do marketing empresarial, é uma atitude ética. Mostrar para o cliente sua história, sua sede, seus valores e seus objetivos, lhe garantirá credibilidade e proporcionará sensação de segurança.
01 – Tenha um logotipo
02 – Tenha um link interno direcionando para “Quem somos”
03 – Apresente o endereço da sua sede física
04 – Destaque o número de telefone para contato no topo da loja
05 – Tenha “Políticas de privacidade”
06 – Tenha um FAQ atualizado
07 – Determine condições para “trocas e devoluções”
08 – Inclua informações sobre a entrega, tais como prazo, tipos de envio e serviços utilizados.
“Quem quiser alcançar um objetivo distante tem que dar muitos passos curtos.
”Helmut Schmidt(Político democrata alemão)
02 – Qual é a sua cara?
No e-commerce, a porta de entrada para suas vendas é apenas uma: o design. Acompanhe estas dicas para ser o lojista mais hospitaleiro do varejo virtual:
09 – Use um botão “Comprar” chamativo, bem posicionado e com cores contrastantes
10 – Direcione o olhar de seu cliente aos principais elementos de sua loja, aproveitando as áreas nobres
11 – Use banners de qualidade e de fácil leitura
12 – Utilize ícones
13 – Na listagem de produtos aumente o número de colunas para 4 ou 5 sempre que possível, dessa forma você vai aproveitar melhor a exposição de produtos na home e página das categorias
14 – Aposte em um topo que não ultrapasse 25% da área visível da loja
15 – Utilize imagens em boa resolução e mostre seus produtos em diversos ângulos, faça o cliente imaginar que está com seu produto em suas mãos
“Não existe uma segunda chance de se causar uma primeira boa impressão.”
Al Ries & Jack Trout
(Autores e consultores de marketing norte-americanos)
03 – As cortinas se abrem
Sem divulgação a loja virtual não cresce, não conquista e não vende. Diante disso, faz-se necessário aproveitar todas as mídias e formas de marketing para levar sua empresa ao conhecimento do público.
16 – Aposte na busca orgânica (SEO)
17 – Invista em links patrocinados (Google Ads) para consumidores específicos
18 – Inclua sua loja no Google Merchant Center e depois no Google Shopping
19 – Divulgue promoções no Facebook
20 – Inclua a opção de ‘descadastramento’ em todos os seus e-mails
21 – Aposte em vídeos de produtos
22 – Ofereça descontos ou vantagens para motivar o cadastro do cliente em sua base de e-mails
“Ter um site sem divulgação, é o mesmo que ter um outdoor no porão de casa.”
David Filo (Fundador do Yahoo)
04 – A raiz da fidelidade
O relacionamento tem muito valor e no e-commerce ele deve ser redobrado. O atendimento é sua chance de interagir diretamente com o cliente e conquistá-lo. Veja algumas dicas:
23 – Disponibilize opções para contato como e-mails e telefones
24 – Abra Canais de atendimento em mídias sociais
25 – Trate o cliente pelo nome
26 – Seja receptivo com seus clientes no Chat online
Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada mas uma postura a ser cultivada.”
Mário Persona (Professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing)
05 – Chegou a hora de vender
Ao conduzir o cliente à loja virtual, deve-se ter cautela para lhe garantir um processo de vendas satisfatório, sem frustrações ou desapontamentos. É, por isso, que todos os recursos de seu negócio devem estar em perfeito funcionamento.
27 – Destaque o campo de Busca na home
28 – Destaque os principais produtos
29 – Ofereça várias formas de pagamento
30 – Aplique zoom às fotos
31 – Apresente um checkout simplificado
32 – Faça descrições claras e objetivas dos produtos
33 – Tenha um cadastro simples
“No mundo dos negócios todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.
”Harold Geneen (Empresário norte-americano)
06 – A espera chega ao fim
Hoje, não são apenas as empresas que concorrem entre si, mas também as ações de logística. Por isso, atente-se às dicas:
34 – Apresente o cálculo de frete no carrinho
35 – Deixe claro o funcionamento da logística reversa
36 – Ofereça opções de frete
37 – Ofereça a possibilidade de rastreamento
“A ‘cadeia de suprimentos’* é a última mina de ouro inexplorada nos negócios
”Michael Hammer(Economista norte-americano)
*Cadeia de suprimentos é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes, produtos e serviços requeridos por clientes finais (Harland, 1996).
07 – Aos olhos de quem vê.
A reputação é o bem mais precioso que sua loja virtual deve manter; afinal, seus consumidores sempre a terão como base para sua confiança, segurança e credibilidade.
38 – Apresente depoimentos de produtos em sua loja virtual
39 – Apoie campanhas sociais importantes
40 – Ofereça produtos de qualidade, destaque as marcas fornecedoras
“As duas coisas mais importantes não aparecem no balanço de uma empresa: sua reputação e seus homens.”
Henry Ford (Fundador da Ford Motor Company)
08 – Segurança, o maior atrativo
Se a loja virtual não demonstrar segurança, o cliente não vai confiar na qualidade dos serviços prestados, muito menos no sigilo dos dados disponibilizados durante a transação. Por isso, para vender mais, torne seu e-commerce seguro:
41 – Apresente certificados de segurança
42 – Na página de carrinho e finalização da compra, mostre que sua loja é segura
43 – Destaque selos e informações que certifiquem a segurança dos dados do cliente
“Se você pensa que segurança custa caro, experimente um acidente.”
Stelios Haji-Ioannou (Empresário grego)
09 – O mercado a seu favor
Manter os olhos bem abertos para o mercado de atuação é dever de todo bom empreendedor. Afinal, as oportunidades surgem quando menos se espera e estar preparado para abraçá-las é o que, realmente, faz a diferença.
44 – Faça promoções para atrair o desejo de compra do consumidor
45 – Aproveite as condições do mercado e ofereça frete grátis
46 – Apresente suas categorias de produtos de forma a facilitar a escolha do cliente
“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”
John L. Beckley (Diretor de campanha política norte-americana)
10 – Não deixe a venda morre
O pós-venda começa quando o cliente finaliza a compra em seu e-commerce e, deste momento em diante, depende de seus serviços físicos e comprometimento para se realizar. Veja:
47 – Faça pesquisa de satisfação
48 – Incentive a volta do consumidor com políticas de fidelidade
49 – Utilize embalagens que caracterizem sua empresa e agradem o cliente
50 – Aposte no remarketing para garantir o retorno do cliente
Um negócio que não gera nada a não ser dinheiro é um negócio pobre”.
Henry Ford (Fundador da Ford Motor Company)
11 – Considerações finais
A partir das estratégias apresentadas neste e-book e a aplicação destas em seu e-commerce, é possível comparar-se aos grandes players do mercado, não importando o tamanho do seu investimento.
Todas as dicas apresentadas são fundamentais para um negócio de sucesso, no entanto, uma em especial, deve ser a base de todas as outras.
A dica #51 é também a mais valiosa: mantenha o foco em seu consumidor.
Apenas seu público será capaz de provar que seu empreendimento está caminhando na direção correta. Portanto, ao analisar e reajustar seu e-commerce com base neste guia, pense simultaneamente na aceitação, satisfação e bem estar de seus clientes.
Sucesso!